sexta-feira, 13 de abril de 2012

3ª Semana do Livro Infantil

Semana do Livro Infantil de Florianópolis terá desde leitura até teatro e música

De 12 a 18 de abril, haverá atividades como teatro, varal literário, lançamento de livros, contação de histórias

Alexandro Albornoz/ Arquivo 10.10.2011/ND
Felipe Martins é um dos alvos da programação da Terceira Semana Municipal do Livro Infantil

Lançamentos de livros, varal literário, espetáculos musicais, contação de histórias, sarau literário, teatro e oficinas de formação para mediadores de leitura. Estes são apenas algumas atrações agendadas para a Terceira Semana Municipal do Livro Infantil, de 12 a 18 de abril em Florianópolis. O evento é da Secretaria Municipal de Educação e tem o Sesc de Santa Catarina como correalizador. São parceiros a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, Udesc, Unisul, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão e unidades educativas.
Nas escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino acontecerão contações de histórias promovidas pelo Sesc. Um exemplo é a atração “Histórias para Brincar”, com Felícia Fleck, que apresentará textos literários e contos populares. Outra apresentação será “Confabulando – Florisbela e Curumim Quixote”, com os artistas Tatiana Cobbett e Marcoliva, que representarão músicas, danças e poesias através de canções e fábulas.
No Sesc Prainha haverá apresentações artístico-culturais gratuitas destinadas ao público em geral e às unidades educativas que realizarem agendamento até o dia 12 de abril pelos telefones: 3229-2208 ou 3229-2209.
A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada na semana que abranger o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

Varal Literário
No dia 14, a praça 15 de Novembro será palco de um varal literário, composto por poemas e desenho. Estes materiais serão produzidos por crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas do município. Haverá também um varal literário na região continental, que será promovido pela Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho.

Calçada da Criança
Ao lado da Catedral Metropolitana, a rua Padre Miguelinho será transformada na Calçada da Criança, no dia 18 de abril, das 14h às 17h. A proposta contempla a presença de um escritor para conversar com as crianças e realizar atividades relacionadas ao tema de uma de suas obras. O evento é destinado a escolas e creches municipais. Inscrições pelo fone: 3333-1322.

Seminário
A Universidade Federal de Santa Catarina vai sediar, de 11 a 13 de abril, o 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: “Letramento literário e diversidade”. O objetivo é reunir pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação na literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no Brasil. Os professores da Rede Municipal de Ensino poderão apresentar seus trabalhos no encontro gratuitamente. Informações no endereço literaturainfantilejuvenil.wordpress.com/.

Frankolino
Mesclando teatro, contação de história e música, o espetáculo "Causos do Frankolino" entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana.
Durante a Semana do Livro, o espetáculo, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Teatro da Ubro, Biblioteca Publica do Estado, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Casa das Maquinas da Lagoa da Conceição e no forte Santa Bárbara, sede da Fundação Franklin Cascaes. Para participar do evento as unidades podem realizar o agendamento no 3324-14 15.
A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A narrativa é conduzida pelo boneco Frankolino, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário