segunda-feira, 18 de julho de 2011

Curiosidades sobre Bibliotecas


image1%20(3)A primeira biblioteca do mundo foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), pelo rei Assurbanipal II, por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.
Os assírios eram principalmente guerreiros, mas davam muita importância à preservação de arquivos, relatórios e documentos. Estes, por sua vez, eram gravados em placas de barro, pois o papel somente iria surgir muito mais tarde.
Nova York, 16/06/2006(IPS) – O sítio arqueológico de Khinnis, no norte do Iraque, que abriga os monumentos mais importantes da antiga civilização assíria, requer imediata proteção, afirmam especialistas.
O lugar foi aberto sem restrições ao turismo e está sofrendo estragos.
O ISDP é um projeto especial da Sociedade Acadêmica Assíria, dos Estados Unidos, com membros em todo o mundo. o sítio arqueológico, também conhecido como Bavian, tem quase 2.700 anos de antiguidade e fica a nordeste da antiga cidade de Nínive, agora chamada Mosul, na margem oriental do rio Tigre.
O atual sítio arqueológico, num enorme relevo feito sobre a rocha do rei Sennacherib domina o rio Gomel. Nas laterais estão gravados numerosos símbolos antigos e inscrições cuneiformes que descrevem a vida cotidiana dos assírios e seu estreito vínculo com a água.
“Os relevos têm um grande valor cultural e histórico, que testemunha como os assírios se relacionavam com Deus e com a natureza, e nos ilustra a relação que tinham com a humanidade e a água”, disse à IPS o cientista McGuire Gibson, uma autoridade em arqueologia mesopotâmica do Instituto Oriental da Universidade de Chicago.
Antes da guerra, o Iraque era um dos países onde mais se protegia e conservava as antiguidades em todo o mundo, disse Gibson. Até agora, o norte havia permanecido a salvo de saqueadores, em comparação aos sítios localizados no sul que foram bastante castigados, especialmente depois da invasão do Iraque.
A conservação destes locais no Iraque está a cargo da Junta Estatal de Antiguidades e Patrimônio, que deve ter sido consultada sobre as atividades em Khinnis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário